10.5.07

Futebol em cadeira de rodas


O futebol em cadeira de rodas eléctrica é um desporto colectivo que está em pleno desenvolvimento, que provoca muita adrenalina. É necessário o domínio de si próprio, uma boa destreza de movimentos e... ter uma cadeira de rodas eléctrica e jogar com uma bola de basquetebol.
Esta modalidade, criada em França em 1991, está aberta a todas as pessoas que utilizem cadeira de rodas eléctrica. Na parte da frente da cadeira eléctrica é aplicado um pára-choque, que no final de cada jogo é retirado, sem que a cadeira sofra algum dano ou alteração. Os jogos desenvolvem-se num campo de basquetebol normal aproveitando os seus limites espaciais. A duração do jogo é de quinze minutos, em cada uma das duas partes e as balizas são constituídas por duas traves. De forma a evitar que a bola não deixe o campo de jogo, existem planos inclinados nas partes laterais do campo. Apesar de os princípios do jogo serem os mesmos do futebol clássico, algumas regras foram acrescentadas, de forma a compensar a não existência da terceira dimensão.

Dominar a sua cadeira... e as suas emoções

É uma actividade desportiva e um desporto de competição. Esta modalidade ajuda a desenvolver a concentração e o domínio do seu próprio corpo. No caso dos jovens com Paralisia Cerebral, que tão frequentemente se mostram muito emotivos e com dificuldade em se controlarem, este desporto é um bom moderador das perturbações motoras.
A representação topográfica do espaço do campo de basquete é importante, na organização do espaço, sendo uma noção fundamental na coordenação entre jogadores de equipa. Sem duvida, que o futebol em cadeira de rodas permite uma auto-afirmação e consequentemente o aumento de auto-estima.
No âmbito de uma vertente mais recreativa e conforme as capacidades dos jovens, poderá ser colocado objectivos mais específicos como a integração de noções de lateralidade, manejamento, coordenação, que constituem um projecto terapêutico/desportivo, com o fim de encontros com outras equipas de instituições congéneres.
O futebol em cadeira de rodas é, ao mesmo tempo, um desporto colectivo e um desporto mecânico: os jogadores têm de dominar as suas cadeiras, a sua velocidade e terem acima de tudo o sentido táctico do espaço, assim como, tomarem em conta os seus adversários, conduzir eficazmente a bola e saber bater-lhe no sítio certo. É evidente que o guarda-redes tem sempre de estar concentrado, ser rápido e ter uma boa leitura da bola. É de realçar que, neste jogo, os jogadores nunca podem chocar com outro jogador, salvaguardando assim a integridade física de cada um e das próprias cadeiras.


Um modelo para os mais novos

O futebol é realmente o desporto por excelência em Portugal, praticado por todos , que por ele são apaixonados. Quantas crianças em cadeira de rodas, não gostariam de jogar futebol? Provavelmente, uma maioria! E então...Porque não?!

in APCC

Sem comentários: